sábado, 15 de julho de 2023

Via da Prata 2023

 











Via da Prata 2023

Então é assim vim tentar !! fazer aquilo que devia ter feito no ano de 2019 que é a Via da Prata de bike, começa em Sevilha e são só 1000 km até Santiago de Compostela em 15 dias, o diabo é que tenho mais 4 anos mais 4 kg não ando de bike á 3 anos e a preparação foram umas saídas noturnas nos últimos 15 dias qualquer coisa que somou 350km entre casa a Praça do Comércio e a foz do Trancão enfim isto é uma loucura espero que saudável

1º DIA 15 Abril de Sevilha - Almadén de la Plata +- 80 km


😉.Na ida de Lisboa para Sevilha comprei um bilhete na APP myRNE (da Rede Expressos que também faz parceria com a ALSA nas viagens internacionais ) custou 36€ e não adicionei qualquer valor para o transporte da bike, no embarque em Lisboa ao contrário do habitual não houve problema nem perguntas sobre a bike .
Saí de Lisboa ontem às 23h e cheguei a Sevilha às 7h 30m, ainda tomei um comprimido a ver se dormia mas só dormi +- 2h . Chegado á estação rodoviária há que desembalar a bike e mudar de roupa vestir os calções de ciclismo (ficar em cuecas na estação
🤣🤣) e arrumar mochila e tralha toda na bike que pesa + de 25 kg .
Fui comprar a credencial na receção do Hotel Simon que é o sítio disponível 24h, quase não tirei fotos em Sevilha porque tenho muitas de outra visita e começa a aventura pelas 8h30m, sair de uma cidade grande é sempre complicado, depois de atravessar a ponte Isabel II vira-se á direita na Calle Castilla e tem de se ter atenção para subir uma escadaria á direita e depois atravessar a estrada, o caminho segue por campos sem qualquer sombra que a esta hora ainda não é problema.
Primeira paragem depois de andar +- 10 km em Santiponce na Cidade Romana de Itálica
Antes de Guilena tem de se passar o famoso Arroyo de los Molinos é um pequeno ribeiro que tem como "ponte" uma viga de ferro com uns 20cm de largo , aqui é prudente tirar a mochila da bike e passá-la com ela em pé sobre a roda traseira

Perto das 12h deviam estar mais de 30 graus e começa o sacrifício que quando é com gosto também não condiciona nada desde que se leve água com fartura. Fiz 3 etapas deviam ser +- 70km e acabou por ser +- 80 km porque entre outras peripécias voltei para trás uns 3 km porque me esqueci das luvas numa paragem de autocarro na estrada, já com um calor infernal, o esforço máximo do dia foi a subir e empurrar a bike até ao Calvário o nome diz tudo
😉 aqui tem-se uma vista magnifica do Parque El Berrocal.

Depois uma descida de +- 1,5 km até Almadén de la Plata e chegada ao Albergue Municipal.
Jantar no Restaurante do Hostel Casa Concha ,tanto que amanhã não sei se dá para arrancar 🤣
Claro que me cansei mas depois do banho e jantar parece que estou ok . Ahh só uma coisa sai mais barato beber cerveja em Espanha 1,30€ que um café 1,50€ .


2º DIA 16 Abril de Almadén de la Plata a Zafra 85 km
Quando estava a sair do Albergue acho que ganhei o dia com o conselho de um viajante também de bike que me alertou para a dificuldade de ir de bike nos primeiros 13 km até Real de la Jara, fui pela estrada e acho que adiantei mais de 1h , o Caminho passa por inúmeras herdades onde pastam livremente porcos vacas cavalos vi também uma raposa coelhos e lebres perdizes enfim é a natureza pura. Passei num charco que deu para lavar os pneus passa-se por vários portões que têm de se abrir e fechar.
Anda-se dezenas de km sem uma sombra, um telheiro que exista é Ouro na Via da Prata.
Em Zafra fiquei num albergue que está instalado no antigo Convento de S Francisco, é um albergue simpático com excelentes condições onde participei num jantar comunitário entre 9 peregrinos: 1 Taiwan 1 Australiano 1 Espanhol 1 Belga 2 Franceses 2 Americanos e o Jorge Português.
Breve apresentação que pedi a todos os que estavam neste jantar comunitário no Albergue S. Francisco em Zafra , quando se vai de bike e todos os outros vão a pé só nos encontramos uma vez, acaba por ser um convívio muito breve .
Num breve passeio por Zafra os meus convivas encontraram um ninho de vespas ou abelhas numa laranjeira perguntaram se era alérgico que eu saiba não sou e lá me aproximei lentamente até +- 1 mt para tirar uma foto e fazer 1 vídeo.
Todas as reaçõe








 


HTodas as reaç
3

Sem comentários:

Enviar um comentário