CAMINHO DA COSTA (por Valença) - VARIANTE ESPIRITUAL
Bem desde os 1000km no ano passado do Caminho Francês de Bayonne a Finisterra que não fazia nada , vou fazer até segunda-feira +- 375km do Porto até A Corunha .
ÁLBUM 157 FOTOS
1º DIA PORTO - LABRUJE 20Km
30 Outubro de 2019 cheguei ao Porto de boleia às 18h e ainda fiz 20km até Labruge
18h já é noite e está a chover, segui pela Avenida da Boavista até ao Castelo do Queijo , o nevoeiro não me deixava ver o mar que estava ao meu lado esquerdo.
O Caminho segue sempre junto ao mar por ciclovias passeios largos e passadiços de madeira super escorregadios com chuva, na primeira entrada a curvar nos passadiços fui ao chão sem problemas , é preciso andar nas calmas com os pés desencaixados dos pedais e fazer as curvas com cuidado .
Passa-se por Leixões Matosinhos e em 1h 15m cheguei a Labruja foi um aquecimento e um ensaio para a muita chuva que me esperava nos dias seguintes.
O jantar foi uma francesinha acompanhada por um príncipe no café perto do albergue.
Fiquei no Albergue Santiago de Labruje situado nas instalações de uma antiga escola primária, a junta de freguesia que o administra arranjou uma excelente ocupação para uma escola desativada.
2º DIA LABRUJE - VILA PRAIA DE ÂNCORA 89Km
Hoje já foi a sério foram 89km num dia chuvoso .Como já à 2 anos tinha feito o Caminho da Costa seguindo as setas amarelas dos Caminhos de Santiago desta vez em alguns sítios fui por outros caminhos ou estradas.
Saí de Labruja pelas 8h e depois do pequeno almoço voltei aos passadiços e ao contacto visual com o mar , nos passadiços existem algumas escadas para levar a bicicleta ás costas, em pouco mais de 1 h chega-se a Vila do Conde onde está a réplica de uma Nau Quinhentista.
O almoço foi num bom restaurante como é costume no Minho onde se come muito bem e barato e segui por um bonito trilho que termina na ponte de pedra de Castelo de Neiva daqui segui por estrada até Viana do Castelo onde está ancorado o Navio Hospital Gil Eanes da antiga frota bacalhoeira portuguesa.
De Viana do Castelo segui pela Ecovia Litoral Norte que é um caminho quase sempre junto ao mar com alguns passadiços de madeira e que termina em Vila Praia de Âncora onde fiquei no excelente Hostel D'Avenida .
No albergue em Labruja e durante o Caminho já me cruzei com alguns peregrinos estrangeiros, os espanhóis mais velhos por certo reformados e pessoal mais novo da Polónia Alemanha e Républica Checa .
Lavado e enxuto parece que estou ótimo, pronto para amanhã que vai ser mais um dia de forte chuva .
3º DIA VILA PRAIA DE ÂNCORA - REDONDELA 74Km
Hoje saí de Vila Praia Âncora tarde passava das 9h30m segui a Costa Atlântica até Caminha e depois segui pela Ecopista do Rio Minho até Valença, é um excelente percurso clicável quase sem ninguém num feriado isto porque quem permite que os centros comerciais e hipermercados estejam abertos ao domingo faz com que os portugueses " estupidifiquem " e não conheçam as excelentes infraestruturas que temos em Portugal e que são aproveitadas pelos estrangeiros . Depois de Caminha a ecovia segue sempre junto á margem do rio com algumas intermitências onde não está concluída .
Quando cheguei a Valença é que começou a chover e depois do churrasco de vitela foi a entrada em Espanha e enfrentar um temporal desgraçado até Redondela, do Porrinho a Redondela segui pela estrada senão além de encharcado acabava todo enlameado . O físico está ok e vou adiantado 16 km ao que tinha programado . Amanhã há mais Caminho e chuva .
3º DIA REDONDELA - ARMENTEIRA 39Km
Quando cheguei a Valença é que começou a chover e depois do churrasco de vitela foi a entrada em Espanha e enfrentar um temporal desgraçado até Redondela, do Porrinho a Redondela segui pela estrada senão além de encharcado acabava todo enlameado . O físico está ok e vou adiantado 16 km ao que tinha programado . Amanhã há mais Caminho e chuva .
3º DIA REDONDELA - ARMENTEIRA 39Km
Antes de Pontevedra segui um Caminho Complementar é um alternativo sempre ao lado de um rio com muita lama folhas escorregadias e raízes de árvores um tratado de equilíbrio e cuidado para não mergulhar no rio. Depois de Pontevedra desvio para a Variante Espiritual e começa uma subida que parece não acabar até Poio, almocei em Cabaleiro no restaurante La Viuda por conselho da rapariga que me atendeu comi a melhor paelha de sempre.
Descida até Combarro uma cidade típica ribeirinha das Rias Baixas com os espigueiros junto á ria e depois a subida infernal até Armenteira .
Amanhã como estou num sítio alto só há uma saída que é a descer , vou fazer a Rota da Pedra e da Água que dizem ser espetacular .
4º DIA ARMENTEIRA - PADRÓN 60Km
Hoje saí às 10h30 que já é muito tarde para andar nestas vidas . Segui a Rota da Pedra e da Água que é um percurso espetacular ao lado de um rio de montanha com um declive acentuado e muitas quedas de água. Cheguei a Vilanova de Arousa junto à praia e almocei muito bem como é costume na Galiza.
De Vilanova a Pontesecuresas o trajeto costuma ser feito de barco, como não há peregrinos não há barcos só havia amanhã cedo assim sendo lá tive de fazer os 30 km de bike.Se foi toda a manhã sem chuva o mesmo não aconteceu de tarde voltou uma chuva forte e constante cheguei a Padron às 16h e tive de ser racional fazer mais 20km completamente ensopado até Santiago era pura estupidez e como não ando a cumprir promessas fui de autocarro e o mesmo deve acontecer amanhã, era para fazer 75km do Caminho Inglês até A Corunha onde vou apanhar o autocarro para Lisboa às 21h mas com este tempo não posso arriscar a fazer a viagem para Lisboa todo encharcado como aconteceu no fim dos últimos dias. O mais certo é apanhar de manhã o autocarro para A Corunha e ficar lá a fazer turismo durante o dia .
Bem segundo o Strava porque o meu conta km com tanta água andou baralhado fiz 281,5 km em 4 dias + 1h 15m de quarta-feira, já chega.
5º DIA SANTIAGO DE COMPOSTELA / LA CORUNHA
Hoje foi dia de ir à Praça do Obradoiro onde está a Catedral de Santiago de Compostela aqui confluem todos os Caminhos de Santiago, como não segui todo o trajeto do Caminho de Santiago desta vez não fui receber a Compostela.
Tinha programado fazer o Caminho Inglês de Santiago até A Corunha mas a tempestade Amélie ( ainda gostava de saber porque é que as tempestades têm nomes de mulheres ) que foi a responsável dos meus banhos gelados diários fez com que fizesse a viagem de autocarro e assim andei a fazer turismo na cidade La Corunha. La Corunha cidade na Costa Norte de Espanha onde está a Torre de Hércules o farol em atividade mais antigo do Mundo construído pelos Romanos na cidade de Brigâncio, (atual La Corunha ) no século II, durante os mandatos dos imperadores Trajano e Adriano, pelo arquiteto Gaio Sévio Lupo,] natural da cidade de Emínio (atual Coimbra) na Lusitânia, e tinha como função servir de farol de navegação, a Torre de Hércules graças à Amélie estava encerrada, para terem uma ideia da ventania era preciso segurar o TM com as duas mãos. Almocei na Cidade Velha e dei umas voltas pelas ruas e praças principais desde as 12h até apanhar o Flixbus para Lisboa às 21h10, o frio fez com que fosse para a estação 3 h antes.
Desta vez trouxe uma capa para embrulhar a bike e diminuir as hipóteses de conflito no seu transporte por isso volto numa segunda feira , o motorista quando viu o volume perguntou o que era eu disse que era uma bike desmontada acabou por me mostrar as fotos dele de ciclista e arranjou o melhor sítio para a trazer.
Acho que já disse que a Flixbus é a Ryanair dos autocarros esta viagem de + de 750km ficou em 10€.
O CAMINHO NÂO ACABOU, CONTINUA .
Sem comentários:
Enviar um comentário