LISBOA - PORTO - SANTIAGO - CAMINHO DA COSTA BTT

                                                 


1º DIA LISBOA - GOLEG 120 km

21 Abril  7 horas da manhã e estou no início do Caminho Português de Santiago ,Lisboa Santiago de Compostela +- 650 km para fazer em 9 dias em autonomia até ao Porto pelo Caminho Central Português e a seguir pelo Caminho da Costa.
Pensei que até ao Porto ia encontrar pouca gente no Caminho mas isto é um corrupio de estrangeiros, o primeiro que encontrei em Alhandra a poucos km de Lisboa foi um Finlandês depois 2 Austríacos depois um casal Australiano depois Italianos e depois deixei de falar com eles só digo; Bom Caminho ; Hello; Goodbye ou aceno senão nunca mais me despacho.
Até Vila Franca de Xira sigo por alguns passadiços junto ao Tejo e depois o Caminho segue pelas Lezírias sem declives foram 120 km sempre a pedalar porque sem subidas também não existem descidas para descansar as pernas. Passagem na Vala Real de Azambuja e a seguir nas aldeias ribeirinhas do Tejo.
O almoço foi em Santarém fui ás Portas do Sol tirar umas fotos e dei uma volta pela cidade.
Á tarde nas lezírias depois de Santarém cruzei-me com um Sul Coreano que começou em Saint Jean Pied de Port na França até Santiago e continuava para Lisboa.
Passagem pela Azinhaga terra de Saramago e chegada ao albergue da Golegã pelas 18h
Aqui no albergue na Golegã está um russo e um alemão, resumindo fazer o Caminho é uma vivência internacional, de umas cinquenta pessoas que hoje encontrei só um é português o vosso amigo Jorge.

TRAJECTO STRAVA

                                            Na Sé de Lisboa



Cais palafitico da Póvoa de Santa Iria

 

Passadiços da Póvoa Santa Iria



Vala Real de Azambuja 




Vista do Jardim das Portas do Sol


O Sul Coreano que vinha com mais ou menos 1500km nas pernas em 7 semanas






                                                            Saramago


2º DIA GOLEGÃ - RABAÇAL 93 km

22 Abril 7,30m da manhã e estava na hora de colocar a mochila no suporte da bike quando deparei com um prego espetado na roda traseira mas  a qualidade do material fez toda a diferença, o prego atravessou a câmara de ar bateu na jante e dobrou, o gel da câmara bloqueou o furo e deu para andar até Tomar onde se trocou a camara de ar. Neste segundo dia a exigência foi maior percorri 93 km mas as subidas começaram e o acumulado chegou aos 1126 m de elevação quando na véspera não tinha passado dos 352m tive necessidade de levar a bike á mão nas subidas mais complicadas ou quando o terreno era só pedras.
Saída da Golegã por caminhos rurais breves diálogos com alguns peregrinos de mochila ás costas  e chegada a Tomar onde procurei a Dropzone para dar assistência ao pneu, pelas 11h comi o 2º pequeno almoço do dia e parti para Alvaiázere onde almocei, 31 km pela estrada nacional (os únicos km fora dos trilhos) para recuperar o tempo perdido na assistência.
Depois de passar Ansião começa a ser frequente encontrar peregrinos que se dirigem de Norte para Sul com destino a Fátima utilizando este Caminho de Santiago uma alternativa aos perigos da E.N. 1.
Cheguei ao Rabaçal e procurei o Café Bonito onde se situa um excelente Albergue inaugurado á pouco mais de 1 mês, o jantar começou com um bom prato de queijos e assim acabou o dia no café
da aldeia.

TRAJECTO STRAVA 











3º DIA RABAÇAL - MEALHADA 55 km

23 Abril  9 h  partida tardia para fazer 55km  a etapa mais curta deste Caminho depois de 212 km feitos em 2 dias era essencial que este fosse um dia de descanso.
A saída do Rabaçal faz-se por um vale largo onde neste atípico mês seco de Abril corre um rio de pedras o Rio Ega ladeado por um caminho de pé, na véspera peregrinos que iam para Fátima tinham-me dito que a bike não passava por lá mas claro que passou.
Cheguei a Conimbriga ás 9h45m e ainda esperei uns minutos para a abertura e carimbar a Credencial do Peregrino continuei rumo ao Cernache estava uma banda a tocar na rua uma das muitas festas que enchem as pequenas vilas.
Até Coimbra cruzei-me com alguns ciclistas que estavam a rumar a Fátima paragem no Mosteiro de Santa Clara-a-Nova para o 2º pequeno almoço e tirar umas fotos à Cidade dos Estudantes ao Portugal dos Pequeninos e ao Mosteiro de Santa Clara-a-Velha.
Saida de Coimbra pela margem direita do Mondego e comecei a subir com uma força acrescida para chegar à Mealhada a tempo e horas de almoçar um bom leitão regado com o vinho espumante da região é que esta refeição ao jantar é pesada.
Cheguei ao Albergue Residencial Hilário pelas 14h a bike ficou junto à cama lol e depois um banho rápido que o leitão no Restaurante Típico da Bairrada não podia esperar.
Durante a tarde ainda andei a pé uns 4km na Mealhada para ir ao Lidl comprar alguns mantimentos.
Na Residencial anexa ao albergue estava um grupo de 6 invisuais Italianos acompanhados de guias que seguiam para Fátima e um casal Canadiano e uma Francesa que iam para Santiago.
A noite estava quente e eu na cavaqueira até ás 23,30h no terraço da residencial com uns ciganos que lá estavam alojados.














2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog. Até hoje eu só fiz o Caminho Francês. Um dia quero fazer o Caminho Português. Ler sobre ele me ajuda bastante.

    Obrigado por escrever!

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns pelo caminho. Deve ter sido uma bela aventura. Também estou a pensar fazer.

    ResponderEliminar