CAMINHO CENTRAL PORTUGUÊS BTT



SEXTA-FEIRA, 3 DE JUNHO DE 2011

Tudo tem de começar por um projecto mesmo aquilo que nunca chega a ser realizado por isso ainda estou nesta fase onde tudo pode acontecer.
A minha ideia é fazer de bicicleta  o Caminho Português partindo do Porto ou de Guimarães até Santiago de Compostela serão mais ou menos 225 km entre o Minho e a Galiza em terras tão verdes como o fundo deste blogue.
O nome deste blogue pode parecer uma contradição mas para mim é um desafio pessoal no ano em que faço 49 anos, as religiões não me dizem nada mas respeito e tento compreender os hábitos de quem Acredita.
Foi depois de  ler nos últimos anos as crónicas do meu amigo Carlos  no seu blogue"Educar pelo Desporto... e pela  Compreensão"  sobre a aventura que é levar um grupo de finalistas do 12º ano a fazer o  Caminho que comecei a pensar: que estava na altura de me "desenterrar" do sofá e fazer qualquer coisa de diferente.
O clik deu-se quando o meu filho mais velho me veio pedir para acompanhar um grupo de Caminheiros dos Escuteiros com uma carrinha de apoio,respondi-lhe que ia com eles mas só se também fosse de bicicleta.
Agora começam os problemas, a barriga já começa a crescer e tenho uns 5 ou 6 quilitos a mais e ando de bicicleta  meia dúzia de vezes num ano  em pequenos trajectos por isso é necessário começar a dar umas voltas ao fim do dia e umas tiradas ao fim de semana para o Caminho não vir a ser um sacrifício mas sim uma óptima experiência .


2ª ETAPA PONTE DE LIMA / VALENÇA

10/08/2011


A partir do segundo dia vamos ter de sair cedo para aproveitar as horas mais frescas da manhã por isso a alvorada foi ás 6h30m para começarmos a pedalar ás 7h .
Depois da bica no café ao lado do albergue estava pronto para "atacar" a serra da Labruja ,quem já fez o Caminho diz que este é o percurso mais difícil,começámos a rolar por caminhos e trilhos agrícolas e como se pode ver no gráfico da altimetria os primeiros 12 km são sempre a subir sendo os últimos 3 km os mais complicados de todo o Caminho é que os caminhos passam a ser trilhos de serra entre pedras e pinheiros chegámos ao cúmulo de sermos dois a empurrar uma bicicleta para subir um barranco a meio da encosta existe um estradão que serve de alternativa para os ciclistas mas optámos por seguir o caminho original aquele onde dizem que é preciso transportar a bicicleta ás costas.Como todos levavam a mochila ás costas e eu levava a mochila num suporte na bicicleta não era viável carregar a bicicleta por isso foi de empurrão nas partes piores andava um metro e parava para descansar  em especial  nos últimos metros antes da Cruz dos Franceses.
Chegados ao cimo da serra vem a descida que também começa a ser feita com a bicicleta à mão por entre as pedras enormes do caminho quando começa um piso de pedras roladas do tamanho  de uma mão já nós vamos em cima das bicicletas uma descida alucinante num equilíbrio entre pedras soltas com os travões apertados quase no máximo e as bicicletas a levarem um autentico tratamento de choque,uma queda nestas descidas era INEM pela certa loool mas foi o percurso que mais gostei de fazer claro que com alguma  velocidade irresponsabilidade e a adrenalina no máximo.
Parámos uns minutos junto ao albergue de Rubiães para refrescar comer qualquer coisa e reagrupar é que raras vezes seguíamos os 6 juntos o normal era irmos aos pares ou sozinhos  tendo o cuidado das raparigas   seguirem acompanhadas.
Próxima paragem num café em São Bento da Porta Aberta para beber uma imperial comer umas batatas fritas e começar a descer para Valença onde chegámos pelas 13h 30.
Chegados ao albergue de Valença estavam lá  um grupo de escuteiros Italianos fresquinhos porque iam começar ali o Caminho,depois de fazermos o chek in e de um banho retemperador  almoçamos uma massa feita pelo Reinaldo durante a tarde enquanto uns dormiam  eu aproveitei para ler uma revista.Depois de jantar fomos visitar a Cidadela de Valença.

3ª ETAPA VALENÇA / PONTEVEDRA

11/08/2011

É em Valença que muitos peregrinos começam o Caminho a pé por isso encontramos no albergue de Valença gente já com alguns quilómetros feitos e outros na expectativa do que os espera. Saímos pelas 7 da manhã e passados poucos minutos já estávamos em Espanha,passámos pela catedral de Tui e embora lá já passa-se das 8 da manhã não se via quase ninguém nas ruas. Uma coisa deu logo para perceber o Caminho em Espanha não está tão bem sinalizado como em Portugal é assim como passar do 80 para o 8 é nas zonas urbanas que tem de se ter mais atenção a procurar as setas pintadas de amarelo ou as vieiras que indicam o Caminho. Depois de sair da zona urbana de Tui entra-se nalguns caminhos rurais até chegar à recta do poligno industrial do Porrino que parece infindável pelo menos para quem vai a pé.Depois de passar uma ponte pedonal metálica seguimos a estrada N-550 e aqui fizemos uma paragem num café para reagrupar e comer alguma coisa,o Reinaldo vinha fulo porque se tinha perdido e por vezes não sabíamos se quem faltava já ia à frente ou se se tinha atrasado. Depois das dificuldades da etapa anterior o Caminho de Valença a Santiago é quase um passeio sem grandes dificuldades, o Caminho vai serpenteando à volta da estrada N-550 .Em Redondela nova paragem numa esplanada de um café onde já estavam um grupo de ciclistas espanhóis que tinham passado por nós em Vilarinho .Tirando um furo numa roda daí até Pontevedra foi sempre a rolar.Eu e o Reinaldo passámos pelo albergue de Pontevedra sem o ver o resultado foi fazer-mos mais uns 8 km entretanto já o resto do pessoal tinha ido ao albergue e embora fosse cedo o mesmo já não tinha vagas,fomos encaminhados para o pavilhão desportivo de uma escola onde estavam montados beliches e havia um monte de colchões para uso dos peregrinos e o essencial banho quente.Atenção que o chek-in para ficar no pavilhão tem de ser feito no albergue de Pontevedra e pagar os 5 euros da praxe.Chegámos por volta das 15h e 30m Almoçamos e jantámos numa hamburgaria com aquelas comidas de plástico que a malta nova tanto gosta. A partir de Pontevedra passámos a ser só 5,os pais da Sara vieram-na buscar porque no dia a seguir ia fazer uma actividade ainda mais radical foi fazer um salto de pára-quedas,claro que ela ia na boa até Santiago como foi a irmã mas o tempo não chega para tudo. O dia estava passado mas a noite trouxe-nos um montão de melgas para nos picar e chatear o juízo.


4ª ETAPA PONTEVEDRA / PADRÓN

12/08/2011

Saída cedo como já é costume o Caminho continua por caminhos municipais e trilhos que com tempo chuvoso podem enlamear quem lá passa,em Agosto não tivemos esse problema em nenhum percurso do Caminho. Ainda não o disse mas vamos sempre encontrando peregrinos de diversas nacionalidades e idades por isso quem começar o Caminho sozinho vai ter sempre companhia embora muitos peregrinos façam o Caminho sozinhos por opção, a maioria por motivação religiosa outros como eu por um desafio pessoal outros por razões filosóficas espirituais e de reflexão.Quem faz o Caminho a pé aprofunda muito mais estas razões porque as provações são maiores e mais dolorosas. Nós que o fizemos de bicicleta em autonomia ou seja com a tralha toda ás costas ou em cima da bicicleta só nos chateamos com as subidas porque a direito ou a descer vai tudo numa boa é a bicicleta que nos leva. Pelo Caminho também se encontram uns pseudo-peregrinos vimos uma excursão de Ingleses que os deixavam a fazer alguns percursos a pé mas depois entravam todos na camioneta a caminho do restaurante ou hotel. Paragem em Caldas de Reis uma vila termal como o nome indica onde tem uma fonte de água ligeiramente sulfurosa e quentinha a minha vontade era sentar-me lá dentro loool .Tinha-me dito o Carlos que passar por esta terra e não comer no Muinho era pecado assim como passar em Arcade e não comer marisco também era pecado ora eu ateu fartei-me de pecar porque como os meus companheiros são escuteiros e estavam a fazer uma actividade onde tinham de poupar os euros não me parecia bem eu ir ao restaurante e eles a comer pizzas hambúrgueres e sandes. Talvez um dia volte a fazer o Caminho e siga o roteiro gastronómico sem pecar. Chegámos por volta das 14h 30m a Padrón e já o albergue que tinha aberto ás 13h estava cheio, na fila pro chek-in estavam um grupo de escuteiros Portugueses Açorianos de S.Miguel resultado lá fomos todos recambiados para o pavilhão desportivo só que aqui não existem nem beliches nem colchões só mesmo o chão para dormir, só havia água quente nos balneários das mulheres e no balneário dos árbitros, foi preciso dar o nome no albergue e não se paga para "acampar" no pavilhão. Fomos comprar mantimentos ao supermercado e comeu-se no "acampamento" montado no pavilhão,durante a tarde ainda fui à biblioteca da terra matar o vício da Net. Foi uma noite incómoda porque em Pontevedra cometi a burrice para aliviar o peso de mandar pelos pais da Sara para Lisboa a colchoneta que ainda não me tinha feito falta foi um erro de palmatória pago com as costas.


5ª ETAPA PADRÓN / SANTIAGO DE COMPOSTELA

13/08/2011

Estes vinte e poucos quilómetros foram feitos como um passeio uma consagração final sem cansaço nem     ansiedade.
Chegámos cedo a Santiago satisfeitos por ter feito o Caminho sem qualquer problema assinalável ,tirámos a foto da praxe na Praça do Obradoiro tendo como fundo a Catedral de Santiago que assinalou o fim da nossa peregrinação.
Antes do meio dia ainda fomos à "Oficina do Peregrino" para receber a Compostela que comprova o nosso feito.
Embora não seja crente assisti a parte da missa e cumpri o ritual do "abraço a São Tiago".
Antes de ir-mos almoçar achei bem ir-mos procurar a estação de comboios e comprar os bilhetes para a ligação Santiago / Vigo, ainda bem que fomos cedo porque só ao comprar os bilhetes é que nos foi dito que em cada composição ferroviária da Renfe (no site não diz nada) só podem ir 3 bicicletas por isso acabámos por nos separar e seguir em dois comboios até Vigo aqui apanhamos o comboio português da CP onde esta limitação do número de bicicletas  não existe.
Partimos 7 pessoas chegámos 5 mais ou menos 220 km andados só tivemos um furo e um pedal partido sem nenhuma queda, isto com bicicletas vulgares, para todos nós  foi uma primeira experiência de BTT ,fiz aos 48 anos aquilo que nunca tinha feito aos 18 enfim um SUCESSO  a repetir.



QUARTA-FEIRA, 17 DE AGOSTO DE 2011


Fotos do Caminho de Santiago




Para que não pensem que o Caminho de Santiago é uma "pêra doce" aqui estão algumas fotos !!!




O objectivo final superado ao fim de +- 230 km de pedaladas !!!

Uma das muitas pontes que atravessámos.



 A cruz dos Mortos ou dos Franceses é um ponto mítico do Caminho.
A minha "montada" durante os 5 dias !!!



 A melhor definição para este percurso foi a que o Carlos me deu:"é um rio sem água"



 Descida da Serra da Labruja



Isto é quase uma auto-estrada no meio do campo loool




Sem comentários:

Enviar um comentário