TRAVESSIA DA COSTA VICENTINA BTT

Roteiro da GR (Grande Rota)  do Caminho Histórico da Rota Vicentina
1º Dia 55km Sábado 23/7 - 07h43m Comboio Roma/Areeiro ; 09h15m Barco para Troia ; 50km de estrada N261 ; almoço Restaurante A Cascalheira ; 5 Km estrada ; Praia da Costa de S. André ; dormida na Aldeia de Brescos.
2ª Dia 56km Domingo - Aldeia de Brescos a Santiago do Cacém 15 km estrada CM1085 e N261 ;
Santiago do Cacém
(Na Igreja Matriz de Santiago do Cacém, descendo em direcção ao Parque Urbano do Rio da Figueira)
a Vale Seco 18Km ;
Vale Seco
(Na N120 entre o Cercal e Santiago, tomar a estrada para a Barragem de Campilhas. O percurso inicia-se junto ao 1º cruzamento de terra batida que encontra.)
a Cercal do Alentejo 23 Km Almoço +- 14h ; 15h check in Casa Azul telef: 269949227.
3º Dia 65km - Cercal
(Na rotunda do Cercal do Alentejo, seguindo pela estrada asfaltada em direcção a Vila Nova de Milfontes, até encontrar indicações, para virar à esquerda) a S. Luís 21km ;
S. Luís
(Junto à paragem de autocarros na N120 que atravessa S. Luís, em direcção à Garatuja e Cova da Zorra.)
a Odemira 25 km ; almoço ;
Odemira
(Junto às bombas de gasolina e à rotunda com a escultura do chaparro em ferro, perto do rio, seguindo pelo passeio ribeirinho, em direcção à ponte rodoviária.)
a S. Teotónio 19 km ; chek in no Hostel Carpe Diem telef: 963984221.
4º Dia 47km - S. Teotónio
(No largo da Igreja (Quintalão), seguindo em direcção ao cemitério, onde encontra uma indicação.)
a Odeceixe 17 km ;
Odeceixe
(Após a ponte sob a ribeira de Seixe, entrando na vila e subindo em direcção ao moinho de vento.)
a Aljezur 18 km , almoço ;
Aljezur
(Junto ao mercado de Aljezur, seguindo em direcção ao Museu Municipal, onde deve virar à esquerda. Contorne a Igreja pelo lado direito e desça até ao caminho de terra, virando à esquerda.)
a Praia da Arrifana 12 km ; check in na Pousada Juventude telef: 282997455.
5º Dia 65km Arrifana (Comprar pelicula aderente para embalar a bike no transporte para Lisboa)
(Junto ao estacionamento no topo da praia da Arrifana, seguindo pela estrada asfaltada em direcção a Vale da Telha e Aljezur, até entrar no caminho de terra à direita.)
a Carrapateira 24 km ;
Carrapateira
(No Largo do Comércio, subindo em direcção ao Museu da Terra e do Mar.)
a Vila do Bispo 22 km ; almoço ;
Vila do Bispo
(Junto à Igreja Matriz, seguindo em direcção à rotunda perto da estrada de acesso às praias do Castelejo e Cordoama, onde deverá seguir pela esquerda.)
a Cabo de S. Vicente 14 km ;
Cabo de S. Vicente a Sagres 6 km
Sagres 16h ( junto ao Posto de Turismo ) RN Expresso para Lisboa
Vila do Bispo 16h10
Carrapateira 16h25
Chegada a Lisboa 21h10m

http://pt.rotavicentina.com/historico.html

Algumas fotos do Caminho Histórico da Rota Vicentina

Entre sobreiros ...


Rolos


Uma ponte para a outra margem 


Alentejo a perder de vista


Quando se vai num trail e se encontra uma manada de vacas a opção é: tirar uma foto ás vacas; ficar uns minutos a olhá-las nos olhos para que elas não pensem que as queremos comer e como elas não fazem tenção de sair do caminho passa-se calmamente entre as vacas sem desviar o olhar delas não vá a coisa dar para o torto 





Opções


Etapa do canal 


Praia da Arrifana


Caminho com o mar ao fundo


Um caminho e um rio de pedras


 Esta foi a recta que me levou ao FIM de uma viagem que foi espectacular, foi uma teimosia minha fazer a Travessia de Costa Vicentina de BTT foram +- 50 km de comboio 6 km barco 112 km a pedalar no alcatrão e 200 a pedalar fora de estrada e 300km de volta a casa no Expresso de Sagres para Lisboa. Embora tenha ido sozinho falei com muita gente ficava largos minutos à conversa nas tascas onde comem os habitantes e os trabalhadores da terra. Tirando o encontro com as vacas e o trilho estreito ao lado do canal de rega não tive nenhuma situação mais problemática, perdi o trilho umas 3 vezes mas depressa encontrava o Caminho, numa ocasião tive de fazer paragem a quem circulava de carro para saber para que lado era o sentido de Odemira. Nas subidas mais complicadas levava a bike de empurrão nas descidas era a bike que me levava e uma boa gestão do esforço torna as situações mais difíceis perfeitamente ultrapassáveis. Bem este ano chega, fiz a Travessia do Algarve em 3 dias a Costa Vicentina em 5 e a Ecovia do Dão 1 dia foram + de 700 km em 9 dias .Ahh esta recta não me levou ao fim do Caminho porque ele continua ...


Destino Cabo de S. Vicente


"A Rota Vicentina é uma rede de percursos pedestres no Sw de Portugal. Formada pelo Caminho Histórico, Trilho dos Pescadores, e vários Percursos Circulares, totaliza 400 km para caminhar, entre a cidade de Santiago do Cacém e o Cabo de S. Vicente, o ponto mais a sudoeste da Europa.O percurso está integralmente sinalizado e pode ser percorrido nos dois sentidos, em total autonomia e segurança, preferencialmente entre os meses de Setembro a Junho."


Sem comentários:

Enviar um comentário