terça-feira, 21 de junho de 2011

Preparação I

Está na hora de começar a preparar o físico e a máquina para fazer o Caminho.
Preparar a máquina é fácil é tudo uma questão de euros, vou utilizar uma bicicleta  vulgar com  quadro de alumínio, tenho de comprar uma suspensão dianteira;  conta-quilómetros;  suporte de bagagens e os respectivos alforges; luvas de gel;duas câmaras de ar suplentes  o custo mínimo deve rondar os 150 €.
Vou comprar o suporte com os alforges quando a decisão de partir for irreversível. porque é um acessório especifico e dispensável para o dia a dia.
Agora o físico é que é o pior,tenho feito aos domingos  à volta de 16 km num trajecto com uma diferença de cotas de +- 100 mt e não dá para ficar cansado mas neste último fds fiz 16 km no sábado ao fim do dia  e 25 km no domingo de manhã e aí o corpo já ficou moído porque faltou um diazito para recuperar isto quer dizer que o cansaço é cumulativo daí a necessidade de fazer uns pequenos trajectos  (+- 16 km) diários para ganhar resistência para percursos maiores.
Depois à que contar e aprender com os imponderáveis nos últimos 25 km que fiz o conta-quilómetros por mau contacto parou nos 11km até me parecia que Lisboa tinha encolhido culpa da crise loool e por fim faltou-me um cadeado para deixar a bicicleta presa quando tive necessidade de ir a uma óptica num centro comercial para colocar uma lente dos óculos que caíram  quando tirei o capacete um bocado à bruta.
O Carlos  convidou-me para fazer o Caminho na companhia dele é uma óptima  ajuda para um "maçarico" como eu nestas lides.
O ideal ideal era serem mais as descidas que as subidas looool 

J R




sexta-feira, 3 de junho de 2011

PROJECTO .....

Tudo tem de começar por um projecto mesmo aquilo que nunca chega a ser realizado por isso ainda estou nesta fase onde tudo pode acontecer.
A minha ideia é fazer de bicicleta  o Caminho Português partindo do Porto ou de Guimarães até Santiago de Compostela serão mais ou menos 225 km entre o Minho e a Galiza em terras tão verdes como o fundo deste blogue.
O nome deste blogue pode parecer uma contradição mas para mim é um desafio pessoal no ano em que faço 49 anos, as religiões não me dizem nada mas respeito e tento compreender os hábitos de quem Acredita.
Foi depois de  ler nos últimos anos as crónicas do meu amigo Carlos  no seu blogue "Educar pelo Desporto... e pela  Compreensão"  sobre a aventura que é levar um grupo de finalistas do 12º ano a fazer o  Caminho que comecei a pensar: que estava na altura de me "desenterrar" do sofá e fazer qualquer coisa de diferente.
O clik deu-se quando o meu filho mais velho me veio pedir para acompanhar um grupo de Caminheiros dos Escuteiros com uma carrinha de apoio,respondi-lhe que ia com eles mas só se também fosse de bicicleta.
Agora começam os problemas, a barriga já começa a crescer e tenho uns 5 ou 6 quilitos a mais e ando de bicicleta  meia dúzia de vezes num ano  em pequenos trajectos por isso é necessário começar a dar umas voltas ao fim do dia e umas tiradas ao fim de semana para o Caminho não vir a ser um sacrifício mas sim uma óptima experiência .